
Em um avivamento, o pecado é odiado e abandonado, e a Palavra de Deus é desejada e engrandecida. Esta é a evidência de um verdadeiro avivamento!
“Desvio meus pés de todo caminho mau, para observar a tua palavra.” (Salmo 119:101 Bíblia de Jerusalém)
O versículo do salmo acima vem em concordância direta com os dois tópicos anteriores deste estudo bíblico sobre as características que acontecem em um avivamento.
Primeiro o temor de Deus desce ao nosso coração, nos fazendo reconhecer os nossos pecados e a necessidade de nos consertarmos para com Ele. Depois disso vem o arrependimento, a vontade de retornar para os caminhos de Deus; isto é a evidência de que um verdadeiro avivamento está acontecendo dentro de nós.
E então naturalmente vem o desejo por mais de Deus. A vontade de ler a palavra santa de Deus, a Bíblia Sagrada, e com isso vem o conhecimento bíblico, a prática constante da palavra do Soberano. Esse desejo só aumenta, assim como quando você come algo que gosta muito, você nunca se enjoa, todos a sua volta não entendem como você pode gostar tanto disso!? Alguns comem um pouco e já enjooam, mas você continua, de tanto que ama aquilo ! Assim é o desejo que passa a ter dentro do AVIVADO.
Ele começa a querer aprender como jejuar, e ele jejua. Ele se afasta de todos que não lhe acrescentam nada, e se for preciso até dar a volta na quadra só para não passar em um lugar que lhe remete ao passado, ou somente para desviar-se de antigas “amizades”, então ele não mede esforços e da a volta.
O desejo pelo que é Deus, aprender mais de Deus vai aumentando cada vez mais. Ele quer ir mais aos cultos, quer ler mais livros, tem vontade de perguntar tudo da bíblia para seu pastor. O avivado quer falar de Jesus pra todos, tudo vira uma pregação ou um momento para evangelizar, seja no trabalho, na rua, na faculdade, nos encontros com a família. A chama dentro dele é tão forte que não aguenta ficar com aquilo preso.
Essas coisas são as evidências de um avivamento vindo verdadeiramente de Deus, que move os corações sinceros.
O salmista desvia seus pés de todo caminho mau a fim de guardar e obedecer com integridade a palavra de Deus.
Para que serve um avivamento, se não para aproximar o ser humano de Deus através da reconciliação com seu Criador? Isto certamente dá ao arrependido uma vida nova através da obediência da palavra Dele vejamos o que diz 2 Co 5:17-20.
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.”
Portanto, depois de passar pelas duas primeiras coisas que acontecem em um avivamento, e então conhecer e colocar em prática na própria vida a terceira, as outras duas começam a acontecer de forma natural, veremos quais são nas 2 próximas devocionais. Não perca!